segunda-feira, 26 de novembro de 2012

IGREJA SÃO FRANCISCO DE ASSIS


A Igreja de São Francisco de Assis é uma igreja da cidade de Ouro Preto construída em estilo rococó, que constitui uma etapa posterior, na evolução do barroco mineiro (época em que o ouro não estava tanto em alta).
Sua construção teve início em 1766, com projeto arquitetônico, risco da portada e elementos ornamentais como púlpitos, retábulo-mor, lavabo e teto da capela-mor da lavra de Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho, e pinturas de Manuel da Costa Ataíde.



IGREJA MATRIZ NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO

A Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição é uma igreja situada na cidade de Ouro Preto, localizada entre duas praças: a Praça Barão de Queluz e a Praça Tiradentes. Foi construída entre 1727 e 1746. O projeto e a execução ficaram a cargo de Manuel Francisco Lisboa, pai de Aleijadinho. Ambos estão enterrados na igreja. Além deles, lá foram enterrados outros corpos de figuras famosas.


IGREJA MATRIZ NOSSA SENHORA DO PILAR

Foi construída em torno de uma capela erguida a partir de 1696 ou nos primeiros anos do século XVIII e ampliada em 1712 com recursos dos devotos, embora as intervenções principais tenham seguido até o final do século.      É considerada uma das primeiras igrejas mais ricas em ouro do Brasil, tendo gasto 450 quilos entre ouro e prata com a sua construção. Seu interior é ornamentado com o trabalho de carpintaria feito por Antônio da Silva e Antonio Francisco Pombal, irmão do pai de Aleijadinho. Na sacristia está o Museu de Arte Sacra do Pilar, que reúne cerca de oito mil peças dos séculos XVII ao XIX, além de documentos e algumas das vestimentas usadas na celebração do Santíssimo Sacramento e Semana Santa.

OURO PRETO




   Ouro Preto antiga Vila Rica, descoberta em 1696, começou a se expandir a partir de 1701 quando começou a chamada “procura do ouro”. A coroa portuguesa tem os chamados “bandeirantes” que tinham como objetivo viajar todo o território que na época era colônia de Portugal e descobrir minério, ou seja, preciosidade. Esses bandeirantes se dividiram em grupos e um desses grupos passou por um terreno muito acidentado, mata fechada, por esse motivo não tinham como se locomover, e alguns dos índios que habitavam a região serviram de guia para esses bandeirantes. Um deles, ao colocar a mão para se lavar no Ribeirão Tripuí, percebe uma “areia preta” que seria o minério e percebe a pepita de ouro que vai ser mandada para Portugal, onde vão fazer análises para descobrir o valor dessa pepita. Ao descobrir que essa pepita valia muito, deram ordem aos bandeirantes para que voltassem aonde tinham-na achado, começando assim  a exploração do ouro. Ao voltarem , lembraram que não tinham ponto de referência, uma vez que Minas Gerais era fechado.
  
      O único ponto de referência que tinham era o  Pico do Itacolomi.

      

Mas a dedicação exclusiva à mineração leva a uma deficiência na provisão de comida para os mineradores e bandeirantes estabelecidos na região, o que retarda um pouco o desenvolvimento do arraial. Porém, como o ouro brotava fácil daquelas terras, logo o entorno do Itacolomi recebe tantos forasteiros que a situação provoca uma guerra entre forasteiros e paulistas (que controlavam a maior parte da exploração aurífera): a Guerra dos Emboabas, que começou em 1708 e durou até o ano seguinte e teve como vitoriosos os forasteiros que, liderados por Manuel Antunes Viana permaneceram na região.   Em 1788,fica cada vez maior a dificuldade em se retirar o ouro e os pesados impostos da Coroa criam um terreno bastante propício para o florescimento dos ideais revolucionários que pipocavam pela Europa e EUA, levando, no ano seguinte, a um dos mais expressivos movimentos políticos brasileiros, a Inconfidência Mineira. Mal lograda devido à denúncia de Joaquim Silvério dos Reis, a Inconfidência Mineira foi um importante momento da história de Ouro Preto.       Como punição aos transgressores, a cabeça do principal inconfidente, Joaquim José da Silva Xavier (o Tiradentes), é decapitada e fica exposta em Vila Rica, na praça hoje conhecida como Praça Tiradentes.

      

Em 1823, após a Independência do Brasil, Vila Rica recebeu o título de Imperial Cidade, conferido por dom Pedro I do Brasil, tornando-se oficialmente capital da então província das Minas Gerais e passando a ser designada como Imperial Cidade de Ouro Preto.      Com a transferência da capital para Belo Horizonte, em 1897, a cidade perde “o bonde” do desenvolvimento que transformou a maioria das principais cidades brasileiras no século XX. O que, se por um lado, impediu que a cidade continuasse crescendo tal qual fizera no passado, por outro, permitiu que fossem preservadas suas características dos tempos áureos: seus casarões em estilo característico, as ruas e vielas estreitas, as belíssimas igrejas ornadas em ouro, as festas populares e a arte barroca tão bem expressa e preservada fizeram com que, em 1938, Ouro Preto fosse decretada como “Monumento Nacional” e depois, em       1980, tombada como “Patrimônio Cultural da Humanidade” pela Unesco.    Apesar de ter a maior parte do intenso fluxo turístico focado na arquitetura e importância histórica, o município possui um rico e variado ecossistema em seu entorno, com cachoeiras, trilhas seculares e uma enorme área de mata nativa, que teve a felicidade de ser protegida com a criação de Parques Estaduais.Além de ser um "museu a céu aberto", a cidade tem instituições que guardam acervos variados como Museu das Reduções, Museu do Chá, Museu de Ciência e Técnica da Escola de Minas, Museu da Inconfidência, Museu da Música, Museu Casa dos Contos, Ludo Museu, Museu do Oratório, Museu Casa Guignard, Museu de Pharmacia, Museu de Arte Sacra do Pilar, Museu Aberto Cidade Viva e Museu Aleijadinho além do Museu do Ouro, onde são encontradas divers as pedras preciosas.

SOCIOLOGIA

Como pode-se observar nas fotos, Ouro preto ainda tem muitos pontos com desigualdade social espalhados pela cidade, porém descobrimos que em Ouro Preto existo o CRAS Alto da Cruz, que funciona em áreas de vulnerabilidade social e realiza o atendimento de 1.000 famílias por ano.Tem como objetivo:

-Trabalhar a valorização da mulher negra e enfocar o protagonismo social e 
potencialidades da mulher negra no mercado de trabalho.Oferecer capacitação profissional para mulheres negras inseridas no CRAS Alto da Cruz. 

-Organizar um grupo operativo para refletir sobre o preconceito racial e o sexismo.
-Resgatar o processo histórico da escravidão e reflexos para a raça negra no município 
de Ouro Preto.
Apesar de tantos problemas, com a Criação do CRAS Alto da Cruz pode-se ver uma melhora na desigualdade da cidade, assim diminuindo o índice de estratificação social.









VIAJE A LA CIUDAD DEL OURO PRETO

La salida de Belo Horizonte, en dirección a la ciudad de Ouro Preto, fue un buen viaje, diversión, con muchas bromas, risas, y las explicaciones de la guía  Peterson.



Tuvimos la oportunidad de observar los caminos de minas, sus bellos paisajes, montañas, mineral de hierro y otras ciudades, como Itabirito.


Legamos a la ciudad de Ouro Preto y se dirigió a la barra, donde el autobús estaba estacionado. Hicimos el viaje para explorar la ciudad a pie.


RESIDÊNCIA DE CLÁUDIO MANUEL - OURO PRETO

A residência em que morou o mártir inconfidente Cláudio Manoel da Costa, em Ouro Preto, passou por ampla reforma no final do ano passado e teve as portas abertas recentemente,como um memorial e complexo gastronômico.

CASA DE TOMAS DE ANTONIO GONZAGA

Rua do Aleijadinho Casa na qual residiu Tomás Antônio Gonzaga, ouvidor, inconfidente das Minas Gerais e autor de uma das mais conhecidas histórias de amor das alterosas, quando utilizando o pseudônimo Dirceu, escrevia belos e famosos poemas para sua musa inspiradora Marília

. 

MUSEU DE CIÊNCIA TÉCNICA

Praça Tiradentes 20 (anexo à Escola de Minas)Instalado no antigo Palácio dos Governadores, erguido em 1741 por Manuel Francisco Lisboa, pai de Aleijadinho, reúne cerca de 20 mil amostras de rochas e minerais de todo o mundo, com destaque para uma sala que reproduz o interior de uma mina de ouro.As coleções estão dividas em setores: MineralogiaHistória NaturalMineraçãoMetalurgiaFísicaAstronomiaTopografiaDesenho e Biblioteca de Obras Raras. 

\

MUSEU DO ORATÓRIO

Casa Capitular da Ordem Terceira do Carmo (Igreja Nossa Senhora do Carmo)O museu foi inaugurado em 1998 e conta com uma magnífica coleção de 160 oratórios e 300 imagens do século XVII ao século XX. 

   
 

IGREJA NOSSA SENHORA DO CARMO

Rua Brig. Musqueira. Foi construida entre 1766 e 1772, em estilo rococó, sobre o mesmo local em que existia anteriormente uma capela erigida pelos devotos de Santa Quitéria. Seu projeto é de autoria de Manoel Francisco Lisboa, pai de Aleijadinho. 

MUSEU ALEIJADINHO

Praça Antônio Dias (sacristia da Matriz N.S. da Conceição)Localizado na sacristia da Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição, possui apenas algumas obrar do artista, como a imagem de São Francisco de Paula esculpida pedra-sabão.

 

IGREJA MATRIZ NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO

Praça Antônio DiasFica localizada entre duas praças: a Praça Barão de Queluz e a Praça Tiradentes e foi construída entre 1727 e 1746, com o projeto de Manuel Francisco Lisboa, pai de Aleijadinho. 

          
 

MUSEU DA INCONFIDÊNCIA

Praça Tiradentes 139O Museu da Inconfidência é um museu histórico e artístico que ocupa a antiga Casa de Câmara e Cadeia de Vila Rica e mais quatro prédios auxiliares na cidade de Ouro Preto, no estado de Minas Gerais. O museu é dedicado à preservação da memória da Inconfidência Mineira (1789).Museu com 13 salas, dedicado a preservação da memória da Inconfidência Mineira, movimento pela Independência do Brasil baseado na Independência Americana, que não obteve sucesso. Duas salas são dedicadas a esculturas de Aleijadinho e pinturas de Athayde.

 

MUSEU DE ARTE SACRA

Praça Mons. Castilho Barbosa (subsolo da Matriz de N.S. do Pilar)Inaugurado em 2000, funciona na sacristia da Igreja Matriz Nossa Senhora do Pilar. Lá estão expostas pratarias, mobiliário, paramentos e imagens religiosas do século XVIII

 
 
 

IGREJA MATRIZ DE NOSSA SENHORA DO PILAR

Praça Monsenhor Castilho Barbosa. Foi construída em torno de uma capela erguida a partir de 1696 ou nos primeiros anos do século XVIII e ampliada em 1712 com recursos dos devotos, embora as intervenções principais tenham seguido até o final do século. É considerada uma das mais requintadas do barroco mineiro. talha da capela-mor foi executada por Francisco Xavier de Brito. Seu projeto é atribuído ao arquiteto Pedro Gomes Chaves.

 
    

FRANCISCO DE ASSIS

Largo de Coimbra. Uma das mais importantes do país e uma das principais obras de Aleijadinho, com algumas obras do Mestre Athayde. Foi construída em 1766. 

      

MAPA DE OURO PRETO


MARIA FUMAÇA DE OURO PRETO/MARIANA


  • Tempo de viagem: 1h
  • Distância: 18 km
  • Trajeto: Ouro Preto-Mariana
  • Velocidade Média: 18 km/h
  • Velocidade Máxima: 25 km/h
  • Comprimento: 27 metros
  • Peso: 170 toneladas
  • Informações adicionais: Os trilhos começaram a ser feitos em 1896 e demoraram 22 anos para serem concluídos. A Maria Fumaça foi criada em 1946 e reaberta em 2006.


Máquina a vapor
O Motor a vapor, que è chamado de máquina a vapor e costumeiramente refere-se também à turbina a vapor outro tipo de máquina térmica que explora a pressão do vapor. Todas as máquinas térmicas funcionam baseadas no princípio de que o calor é uma forma de energia, ou seja, pode ser utilizado para produzir trabalho, e seu funcionamento obedece às leis da termodinâmica (é o ramo da Física que estuda as causas e os efeitos de mudanças na temperatura, pressão e volume; e de outras grandezas termodinâmicas fundamentais em casos menos gerais), a locomotiva funciona retirando calor de uma fonte quente (caldeira) e liberando calor para uma fonte fria (meio externo).

Máquina a vapor na Revolução Industrial e suas consequências
A máquina a vapor foi o centro das atenções na Revolução Industrial. Ninguém jamais sonhou que o homem, naquela época, fosse capaz de criar tal inovação. Ela abriu portas para o horizonte da tecnologia. Portanto foi e é considerado o marco inicial da tecnologia.
 Graças a essas máquinas, a produção de mercadorias aumentou muito. E os lucros dos burgueses, donos de fábricas, cresceram na mesma proporção. Por isso, os empresários ingleses começaram a investir na instalação de indústrias.
O modo de vida e a mentalidade de milhões de pessoas se transformaram, numa velocidade espantosa. O mundo novo do capitalismo, da cidade, da tecnologia e da mudança incessante triunfou.